quarta-feira, 17 de abril de 2013

Divisão dos Signos.

Segundo Peirce os signos são divididos em tricotomias, Peirce estabeleceu 10 divisões triádicas dos signos, mas há três, as mais gerais que Peirce dedicou explorações mais minuciosas
A Primeira diz respeito ao signo em si mesmo, a segunda é estabelecida conforme a relação entre signo e objeto, e a terceira diz respeito as relações entre o signo e o interpretante.

Quali signo - Sin signo - Legi signo:

Quali-signo: diz respeito tão só e apenas a uma qualidade. Ex. o azul é um determinante.

Sin-signo: é todo signo que é uma coisa existente, um acontecimento real. Ex. Guarda-Chuva.

Legi-signo: é uma convenção estabelecida pelo homem, uma lei. Ex. Placas de Transito.

2º Icone - Indice - Simbolo

Icone: Signo que representa alguma coisa de alguma maneira. Ex. Ícones do computador.

Indice: Signo que está ligado ao objeto porque compartilham alguma propriedade. Ex. Fumaça é um simbolo indicial de fogo.

Simbolo: Signo que se relaciona com o objeto, em virtude de uma associação de ideias produzidas por uma convenção. Ex. A pomba da Paz

3º Rema - Dicente - Argumento

Rema: é o signo que para seu interpretante funciona como signo de possibilidades, que pode ou não se provar. Ex. este, isso, aquilo.

Dicente: Representa o objeto com respeito a sua existência real. Ex. Nenhuma bola é quadrada.

Argumento: signo de uma lei. A expressão abreviada de um signo completo. O argumento contém os dicisignos e é a expressão de todo o sistema comportando regras. Ex musicas.
A expressão abreviada de um signo completo. O argumento contém os dicisignos e é a expressão de todo o sistema comportando regras.







3 comentários: